sexta-feira, 18 de setembro de 2009

WEBQUEST - Personalidades Negras

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=13600&id_pagina=1

Disciplina: Novas Tecnologias Educacionais
Professora: Daniela

PERSONALIDADES NEGRAS

INTRODUÇÃO
Quais negros contribuíram com a história do Brasil?
Quais são destaques em sua profissão?
Temos, no Brasil, mais de 350 anos de escravidão de milhões de pessoas negras trazidas do continente africano. Mas a história pouco ou nada nos revela sobre a contribuição dos povos trazidos da África e escravizados na sociedade brasileira.
Na tentativa de reconhecer a contribuição do negro na formação dos povos, buscam-se meios para reforçar e resgatar sua identidade cultural, recaindo sobre uma imagem folclorizada, baseada nas músicas, danças, lendas, rituais, artesanato, brincadeiras, costumes, gastronomia, religião. E pouco se fala sobre suas contribuições em outras áreas.

Caro educando, você é meu convidado especial para, juntos, pesquisarmos as personalidades negras do Brasil.
Vamos descobrir quem são eles? Vamos descobrir quais negros que contribuíram com a história do Brasil? Vale pesquisar intelectuais, jornalistas, filósofos, esportistas, músicos, políticos, escritores, etc.
Nesta atividade pretendemos demonstrar a importância da participação negra em todas as profissões do nosso país e na construção da nossa história.

TAREFAS
Pesquisar sobre personalidades negras que se destacam em sua profissão e que fizeram e fazem história no Brasil.

PROCESSO
- Formar grupos de dois alunos cada.
- Cada grupo pesquisará a vida de uma personalidade negra que se destaca em sua profissão, identificando: nome, profissão, cidade e época em que nasceu e viveu (ou vive), seus trabalhos mais importantes, revelar algum dado curioso sobre a personalidade escolhida e explicar porque esta personalidade contribuiu ou contribui com a história do Brasil.
- Através da pesquisa, o grupo produzirá um texto, contendo imagens da personalidade e/ou de suas produções.
- O trabalho será socializado e exposto em sala de aula.
- O trabalho deverá ser publicado na Web.

AVALIAÇÃO
O processo de avaliação levará em conta a participação, interesse, interatividade, cooperação, desenvolvimento e criatividade do grupo, sendo que a pontuação (no máximo de 10 pontos) será feita da seguinte forma:
1 - Socialização e exposição – máximo de 5 pontos.
2 - Publicação na Web – máximo de 5 pontos.

CONCLUSÃO
Neste trabalho vimos o quanto a cultura afrodescendente contribuiu e contribui na formação dos cidadãos brasileiros, enriquecendo a história do Brasil.
Consequentemente, haverá maior sensibilização, conscientização, interação e respeito à diversidade cultural existente em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário